Diretrizes Ensino Médio

ESCOLA URSA MAIOR – ENSINO MÉDIO

 

Prezados Pais/Responsáveis,

Vivemos um momento de grande ansiedade e de sentimentos conflitantes. Ansiamos pela volta às aulas presenciais, mas é claro que priorizamos a saúde de nossos alunos, de seus parentes, de nossos funcionários e corpo docente. Estamos, portanto, sempre atentos às orientações dos órgãos do governo e às ponderações dos especialistas abalizados, para podermos proceder com o máximo de segurança e responsabilidade. Nesse sentido, decidimos também consultar, por meio de uma pesquisa, a opinião das famílias sobre esse retorno, pois consideramos que esse outro dado é também de suma importância para a nossa tomada de decisões.

 

Resultado da pesquisa

A pesquisa pedia a opinião dos pais em relação a duas datas de retorno, propostas até aquele momento pela Secretaria de Educação do Estado:

Dia 8 de setembro, retorno com aulas de recuperação/reforço;
Dia 7 de outubro, retorno das aulas regulares.

Para ambas, obtivemos o mesmo resultado: 94% dos pais ou responsáveis se opõem ao retorno dos alunos.

 

Nova alteração de data pelas autoridades

A própria Secretaria da Educação descartou, em vista do panorama atual, o retorno em 8 de setembro, permanecendo por ora a proposta de volta em 7 de outubro.

 

Nossa decisão

 1º Fator: A rejeição dos pais e responsáveis à volta mesmo em outubro deixa claro para nós a preocupação deles com os riscos desse retorno.

2º Fator: As mudanças de orientações por parte das autoridades revelam, por outro lado, que o quadro da pandemia, embora tenha melhorado, ainda é incerto.

3º Fator: A volta em 7 de outubro, já próxima do encerramento do ano, nos faz refletir sobre a pertinência de assumirmos riscos por tão pouco tempo de aula presenciais. 

Baseados nos fatores acima, acreditamos que o mais prudente seja o Ensino Médio prosseguir somente com as aulas interativas (on-line) e as gravadas. Essa metodologia, apesar das limitações, mostra-se eficiente. Os conteúdos têm sido ministrados com o efetivo aproveitamento pelos nossos alunos. Estaremos, não obstante, atentos aos novos cenários que se apresentarem.

Nós, da Escola Ursa Maior, agradecemos o esforço, a dedicação e a parceria dos pais e dos alunos neste momento tão delicado. Estamos com saudades, a relação humana travada em sala de aula é insubstituível. Desse quadro aflitivo, porém, emerge também uma rica possibilidade de aprendizado. Temos certeza de que recordaremos este período com o sentimento de que estivemos à altura do desafio. Estaremos, sobretudo, mais conscientes de quão importante é a nossa liberdade de ir e vir e de interagir diretamente com os nossos semelhantes.

 

Atenciosamente

Direção / Coordenação